segunda-feira, 16 de maio de 2011

Transparência

Clareza ou falta de. Transparência, que é ver através, transpassar. Ser o que se é. Ponto. Há momentos em que ser transparente pode ser um problema. Até os porteiros do seu ambiente de trabalho, nesse caso, podem compartilhar, à sua revelia, detalhes sobre seu cotidiano.

Paciência. Tem quem viva a vida em cores, subindo e descendo, mantendo uma trajetória de nuances, dúvidas, questionamentos. E quando o inconstante joga no time da clareza, pode até parecer que é doido e arrastar por aí, como consequência, opiniões a granel. E o sujeito pode até ser mesmo doido, afinal. A tal sanidade é privilégio de poucos - de perto, então...

Tem quem tenha foco, viva reto, sem dispersão, sem dúvidas. Deve ser bom, ter todas as certezas. Tem quem saiba disfarçar, dizer uma coisa querendo dizer outra, mostrar só um pouquinho de si. Deve ser bom conseguir ser discreto, constante, equilibrado. Deve ser bom saber sempre o que vem depois.

Quem está no time da transparência só sabe jogar com o que está explícito, posto, já que os não ditos findam morrendo por inanição. Adivinhar é um exercício que custa muito esforço, quase sempre contraproducente. Só sei do que me contam, todo o resto é conjectura e possibilidade. De mim, é fácil saber - basta perguntar. Ou nem isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário